Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os quatro Pilares da Vida


Estes pilares que vou delinear são sem dúvida pontos preponderantes para a felicidade plena do homem no Planeta. Quando falamos nos principais pilares, suportes ou Valores da Vida temos que lembrar que em primeiro lugar deve estar Deus; depois vem a Família; segue oTrabalho; e o Lazer. A ordem deve ser esta mesma, no entanto cada um desses pilares pode ser superposto, porém estando em harmonia um com o outro e muitas vezes em paralelo.

Quando falamos em Deus, estamos falando de uma atenção que precisamos dar ao nosso QS (Quociente Espiritual) isto é algo que está cada vez menos priorizado na vida humana. Houve épocas em que o homem valorizava a sua vida e o sentido de sua existência, valorizava e acreditava nos valores espirituais, o fator Deus tinha importância número um em sua vida.

Vamos agora falar do segundo Pilar. Depois de Deus, sem dúvida deve estar a Família. Ela é a Célula Máter da sociedade, a principal fonte e inicialização da sociedade, da socialização e da educação do ser humano. A família nos fortalece, nos proporciona a força necessária para seguirmos em frente com Deus, com o Trabalho e em um Lazer muito mais saudável. A família nos proporciona a possibilidade de sucessão e seqüência da nossa espécie. Ela é fonte de nossa hereditariedade, ela é a nossa origem e continuação. Percebemos claramente que quando não estamos em harmonia com nossa família, nossa vida não tem alegria plena. Infelizmente nos dias atuais e em grande parte dos países, até mesmo onde imperam o cristianismo, nota-se uma desestruturação familiar em crescimento progressivo.

Vamos ao terceiro Pilar: o trabalho. Sem trabalho não se consegue nada, o homem que vive sem uma atividade financeira não é o mesmo homem que vive do seu trabalho. Como dizia o poeta Gonzaguinha: “a vida é o trabalho e sem o seu trabalho, se morre, se mata, não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz.” É bom lembrarmos que os colegas de trabalho, os colaboradores, são nossa segunda família. Considerando-se o tempo em que estamos juntos, na maioria das vezes é nossa primeira família. Muitos de nós conversamos mais com os colegas de trabalho do que com alguns membros de nossas famílias. Há confidências, troca de informações e desabafos que ficam ali no ambiente de trabalho. É por esse motivo que devemos procurar fazer de nosso ambiente de trabalho, tanto o social como o físico, o mais agradável possível. (a este propósito veja meu texto:Ambiente de trabalho e as relações interpessoais)

O lazer é o quarto Pilar, é a melhor terapia que podemos fazer. A maioria das vezes custa muito menos do que um tratamento com analista, psicólogo ou psiquiatra e precisamos dedicar só um pouquinho do nosso tempo para o lazer. Para muitas pessoas bastam algumas horas no final de semana, outras precisam de um lazer diário, outras raramente pensam no lazer, mas é bom saber que ele é fundamental para se poder estar em sintonia com os outros pilares: Deus, Trabalho e Família. Da mesma forma ocorre com cada um destes três pilares individualmente, sem um deles os outros não funcionam em sua plenitude. Por exemplo, sem o seu trabalho e a sua dignidade, como pensar no sucesso da família ou do próprio lazer? Sem Deus se perde o sentido supremo da Vida. E como valorizar o trabalho e a possibilidade de transformação e dignidade que ele (o trabalho) propicia se não estivermos em harmonia neste ambiente e com os nossos outros pilares? Em fim você pode fazer a combinação que quiser e verá que um depende do outro para ser Pleno.

Isso nos faz Pensar e Refletir nos " Valores da Vida".

Ana Paula Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário