Seguidores

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Serenidade

Quando somos atacados pelos golpes da vida. 
Quando a desesperança cresce em nossos corações. 
Quando tudo parece estar perdido. 
Nesses momentos, só não podemos perder uma coisa: a serenidade. 
Ela apaga o fogo das emoções e sentimentos negativos. 
Ela afaga a alma e traz de volta a determinação e a coragem para seguir em frente. Por ser tão suave, a serenidade não é muito valorizada no mundo das ações. 
No entanto ela é a virtude mais importante nas horas de caos externo ou interno.

Brahma Kumaris

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

É o Que a Gente Leva Desta Vida…



A persistência instintiva da vida através da aparência da inteligência é para mim uma das contemplações mais íntimas e mais constantes. O disfarce irreal da consciência serve somente para me destacar aquela inconsciência que não disfarça.


Da nascença à morte, o homem vive servo da mesma exterioridade de si mesmo que têm os animais. Toda a vida não vive, mas vegeta em maior grau e com mais complexidade. Guia-se por normas que não sabe que existem, nem que por elas se guia, e as suas ideias, os seus sentimentos, os seus atos, são todos inconscientes – não porque neles falte a consciência, mas porque neles não há duas consciências.

Vislumbres de ter a ilusão – tanto, e não mais, tem o maior dos homens. Sigo, num pensamento de divagação, a história vulgar das vidas vulgares. Vejo como em tudo são servos do temperamento subconsciente, das circunstâncias externas alheias, dos impulsos de convívio e desconvívio que nele, por ele e com ele se chocam como pouca coisa.


Quantas vezes os tenho ouvido dizer a mesma frase que simboliza todo o absurdo, todo o nada, toda a insciência falada das suas vidas. É aquela frase que usam de qualquer prazer material: é o que a gente leva desta vida…

Fernando Pessoa