Somos seres relacionais.
É em grupo nos constituímos enquanto seres humanos.
A construção relacional requer de cada um de nós criação, espontaneidade, busca sempre renovada, ação, entrega, parceria, exercício do perdão...
A comunicação é o alimento das interações humanas.
Falamos o que falamos por meio da linguagem verbal e não-verbal, das nossas emoções nela expressas, de modo que, as palavras utilizadas, bem como nosso timbre de voz poderão abrir ou fechar portas em nossos relacionamentos com as demais pessoas.
A interação é central no processo comunicativo, bem como o entendimento. Colocar-se no lugar do outro envolve emoção, solidariedade, empatia, como afirma o sociólogo francês Edgar Morin
Apesar da humanidade ter passado por profundas transformações nas últimas décadas, ainda existe no homem o desejo de relacionar-se, de pertencer a algo ou a alguém, de manter-se vivo através dos relacionamentos (mesmo que virtuais!).
Entretanto, muitos conflitos surgem nas interações. Mal entendidos, palavras irrefletidas ou omitidas, desentendimentos e outras coisas mais afligem todos os mortais. Porém, é possível construir relacionamentos saudáveis e satisfatórios. Venha aprender conosco!
“Minha vida, nossas vidas formam um só diamante.”
Carlos Drummond de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário