Seguidores

sábado, 18 de junho de 2011

Minha família, meu tesouro!!!


Porque onde estiver o seu tesouro ai estará também o vosso coração


 (Mateus 06:21).

Deus separou a família como um tesouro precioso,onde cada um tem seu papel e valor. Temos visto a banalização do valor da família em nossos dias. É assustador o que temos visto. Filhos totalmente desafeiçoados aos pais, pais ausentes, mães que encaram a maternidade como mais uma obrigação ou trabalho, cônjuges que não conseguem mais ver o valor um do outro.
A distorção dos valores e do valor da família tem levado a sociedade a um momento muito conturbado. Violência, prostituição, gravidez precoce, homossexualismo e tantos outros problemas têm sido causados pela desvalorização da família.
A Palavra diz que onde estiver o nosso tesouro aí estará também o nosso coração. Podemos colocar nosso coração em muitas coisas e não na família. O trabalho, as coisas do cotidiano, o estresse podem nos fazer desvalorizar o tesouro que Deus nos deu e que chamamos de família.
Meus pais são meu tesouro. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Êxodo 20:12
O que é honra? Honra é reconhecer o valor de alguém. Quando a bíblia ordena que os filhos amem seus pais, ela está dizendo que devemos reconhecer o valor que eles tem para nós. Ainda que eles tenham falhas que nos entristeçam, mas devemos honrá-los, pois através deles recebemos a dádiva da vida. Se valorizarmos nossos pais, estaremos agradando não somente a eles, mas também à Deus. Muitos choram a morte de seus pais, mas em vida não lhes prestaram honras. Temos a oportunidade de honrar, reconhecendo o valor deles, são o primeiro tesouro que recebemos em vida. Honra é reconhecimento de valor.
Minha esposa é meu tesouro. Provérbios 31:10. Nos nossos dias encontrar uma mulher que teme ao Senhor é uma dádiva incalculável. Acredito ser muito difícil manter uma família estruturada sem que Deus seja o centro dessa família. Quantos casamentos desfeitos porque um deixou de valorizar o outro. Acontece que cometemos o erro de sempre enfatizar os defeitos um do outro e esquecemo-nos de enaltecer as qualidades mútuas. Quanto tempo faz que você não elogia sua esposa, lembrando-lhe uma qualidade que ela possui? Cometemos esse erro. Provérbios 19:14. Uma mulher prudente somente Deus pode dar. Precisamos valorizar nossas esposas, pois são nossa honra. Precisamos ser seus protetores. Se elas são honradas, nós também seremos honrados.
Meus esposo, meu tesouro. Provérbios 21:20. A mulher, por sua vez, também precisa reconhecer o valor que seu marido tem. Muitas vezes a intimidade tem levado as mulheres a esquecerem que deus colocou seus maridos como autoridade na família. Isso não significa que a mulher deve estar resignada e que o homem possa se valer disso para exercer domínio sobre a mulher. Cristo libertou as mulheres também. A autoridade que Deus deu ao homem não é para que ele se imponha a qualquer custo sem ouvir e entender a posição de sua esposa. Mas a mulher precisa entender que Deus deu autoridade ao marido. 


A mulher pode levar seu marido a crescer em Deus semeando na vida dele. O respeito que a mulher demonstra ao esposo é um respaldo para ela diante de Deus para santificá-lo, ou seja, Deus usa uma mulher santa para influenciar a vida do homem, ainda que este homem seja um incrédulo. Isso é uma chave para você ganhar seu marido descrente. Se isso funciona para o descrente, imagina para aquele que já crê?

Os filhos são tesouro do Senhor, pois eles são herança d´Ele para nós ( Salmo 127:03 ). Muitas vezes tratamos nossos filhos com desleixo. Somos ausentes, mesmo estando presentes. Não percebemos valor que eles têm, são um tesouro precioso que Deus nos confiou. Nossos filhos precisam de atenção, afeto, ensino, correção. Amor para filho é sentido com a seguinte palavra TEMPO. Precisamos rever a nossa atitude para com nossos filhos, procurando envolvê-los naquilo que estamos fazendo e também nos envolver com aquilo que é importante para eles. Tirar um tempo para brincar com eles, fazer alguma atividade que eles escolherem.
O estresse do cotidiano nos faz descarregar muitas vezes em nossos filhos. Falamos asperamente, não lhes damos a devida atenção. Temos errado e precisamos restaurar os princípios do valor que Deus tem colocado sobre a nossa casa. Nossa família é um presente precioso. Aquilo que não valorizamos, acabamos perdendo. Quantos pais não souberam desenvolver uma amizade com seus filhos e com o passar do tempo perderam sua amizade. A correção tem seu lugar. Mas temos usado essa desculpa para descarregar nosso estresse em nossos filhos. Batemos com força exagerada. Falamos asperamente. Temos paciência para ouvirmos e ajudarmos aos outros e esquecemos-nos de ajudar os da nossa casa.
Se você não vigiar seu tesouro, o ladrão virá e roubará seu tesouro. Filhos e cônjuges precisam de cuidado, carinho e atenção. Não deixe que o ladrão roube o seu tesouro. Mateus 24:43.
Antes de cuidar da família dos outros, cuide da sua. Antes de cuidar dos filhos dos outros, cuide dos seus. Antes de cuidar do cônjuge do outro, cuide do seu.
I Timóteo 5:08 – Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o infiel.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário