Seguidores

sábado, 11 de junho de 2011

O Perdão

Deus está esperando e está pronto a perdoar a qualquer que peça perdão. 
A Bíblia diz em Salmos 86:5 


"Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam."


O perdão começa quando entendemos o poder de destruição do pecado e a futilidade de uma vida sem Deus. Em seguida, devemos admitir que somos incapazes de nos salvar e que nossa única esperança é a misericórdia divina.


Ao buscar o perdão, devemos reconhecer que não o merecemos e, portanto, não podemos exigi-lo.


Nosso apelo deve ser pelo amor e pela misericórdia de Deus, e não por sua justiça.
Embora possamos demandar o perdão, podemos estar confiantes de que o receberemos porque Deus é bondoso e amoroso e deseja nos restaurar para si, exatamente como desejava restabelecer Israel.
Deus sempre desejou ao seu povo um arrependimento verdadeiro e sincero, e não simples sacrifícios anuais.


Quando nossa vontade é fraca, quando nosso pensamento está confuso, e quando nossa consciência está pesada pela culpa, devemos nos lembrar de que Deus cuida de nós continuamente e ouve, sua misericórdia nunca falha.


Quando somos abandonados pela família e pelos amigos, quando companheiros de trabalho não nos compreendem e quando nos sentimos cansados de ser bons, a misericórdia de Deus nunca falha.


Quando não conseguimos enxergar o caminho ou quando parece que já não ouvimos a voz de Deus, e quando nos falta coragem para prosseguir devemos nos lembrar de que a misericórdia de Deus nunca falha. Quando nossos insucessos e a consciência de nossos pecados nos dominarem, lembremo-nos: A misericórdia de Deus nunca falha.


Podemos errar por nos esquecermos do amor de Deus, e sentirmos que não há esperança para os nossos pecados; mas também podemos errar ao nos esquecermos de sua ira contra os nossos pecados e pensarmos que Deus continuará a nos aceitar independentemente de nossos atos.


O perdão é uma palavra chave: 


Quando Deus perdoa, Ele julga o pecado, porem mostra misericórdia ao pecador. Nunca devemos ter receio de nos aproximar de Deus à procura de um recomeço e de uma vida renovada.


Quando Deus perdoa os nossos pecados e restaura o nosso relacionamento com Ele, desejamos alcançar outras pessoas que precisam deste perdão e desta reconciliação. Quanto mais você sentir o perdão de Deus, mais desejará falar aos outros a este respeito.


Quão grande é a misericórdia de Deus? A Bíblia diz em Salmos 103:11-12 "Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões".
Que promete Deus aos que confessam os seus pecados? A Bíblia diz em 1 João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".


Posso ser perdoado se estou ofendido com alguém? A Bíblia diz em Mateus 6:14-15 "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas".
Os que são perdoados perdoam a outros. A Bíblia diz em Efésios 4:32 "Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".


O perdão genuíno não se lembra das ofensas. A Bíblia diz em Mateus 18:21-22 "Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete".


Quando recebemos o perdão não devemos continuar nos sentindo culpados. A Bíblia diz em Salmos 32:5 "Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado".


Está precisando perdão, que deve fazer?


Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim."


Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 "Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário".


Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no transbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário